Coaching x Terapia, uma parceria possível?

Coaching x Terapia, uma parceria possível?

3466
2
COMPARTILHAR

Coaching x Terapia, uma parceria possível?

O profissional Coach vem conquistando espaço a cada dia no Brasil. Muitas pessoas me perguntam a diferença entre Coaching e Terapia. Eu, como Psicóloga Junguiana e Coach, posso dizer que são bem diferentes, e ambos me trouxeram bases importantes no trabalho com as pessoas.

Primeiramente vamos diferenciar as duas coisas:

A prática da Terapia

A terapia, considerando a análise junguiana é um processo de desenvolvimento pessoal com base na introspecção. Geralmente o cliente procura o profissional psicólogo para resolver algum problema, quando algo na sua vida não está bom. O psicólogo vai juntamente com o cliente investigar o que está acontecendo a fim de encontrar a “solução” para a questão.

Diferentemente do Coaching, a terapia propõem este mergulho interior, a “solução” se dá com a ressignificação de questões interiores, do autoconhecimento e do despertar para vivenciar o novo que se abre a partir deste mergulho interior.

O processo geralmente é longo, podendo durar até anos.

O Processo de Coaching

O Coaching é um processo de curta duração. As pessoas que buscam o processo geralmente querem alavancar alguma área da vida, mas estão sem clareza de como devem proceder, diferentemente da terapia, que geralmente é procurada com caráter clínico, para tratar disfunções ou distúrbios.

O processo se dá através de uma parceria entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente). O trabalho é orientado para a conquista dos objetivos do Coachee, com Foco no futuro e na realização dos objetivos.

As ferramentas utilizadas pelo profissional Coach durante o processo têm como objetivo impulsionar a entrada em ação, identificar forças e trazer clareza do potencial do Coachee. Se surgir em algum momento questões relativas ao passado e o profissional Coach não souber como trabalhar, cabe a ele avaliar e fazer o encaminhamento para o profissional adequado.

O que a formação de Coaching trouxe de diferencial

A formação em Coaching me possibilitou conhecer uma metodologia diferenciada no trabalho com as pessoas. Enquanto na psicologia fazemos um mergulho profundo nas bases teóricas e no entendimento do ser humano, o coaching apresenta um modelo prático para alcançar uma mudança de comportamento em um curto espaço de tempo.

Conhecer o coaching após a minha formação de psicóloga me permitiu ter um novo olhar sobre as possibilidades de atuação e de como ajudar as pessoas.

Com as minhas formações, da mesma maneira que posso ajudar as pessoas a olhar suas questões interiores, também oriento na conquista de objetivos específicos, como mudar de carreira, por exemplo. É muito gratificante!

Hoje, atuo como Coach. Atualmente meu enfoque está no desenvolvimento do potencial humano, fazendo as pessoas desenvolverem as competências para alcançarem seus objetivos. 

A metodologia do coaching não é um fim e sim um meio que pode abrir portas e ressignificar  o olhar para a atuação do profissional terapeuta.

Eu fiz a minha primeira formação em Coaching com a Adriana Marques, o que foi importante, me abriu as portas para este novo mundo.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o Coaching, a Adriana realizará uma Jornada do Coach Expert, onde você poderá assistir várias aulas gratuitamente.

> CONHEÇA A JORNADA DO COACH EXPERT AQUI <<

Um grande abraço!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA