Início Dicas Acadêmicas Pós-Graduação em Psicologia Junguiana

Pós-Graduação em Psicologia Junguiana

6818
5

Psicologia Junguiana ou Psicologia Analítica

Carl Jung - para o texto Pós-Graduação em Psicologia Junguiana

  • Psicologia Analítica, também conhecida como Psicologia Junguiana.
  • Elaborada pelo Psiquiatra Suíço Carl Gustav Jung.
  • Compõe um dos pilares do que se denomina Psicologia Profunda.
  • Tem como alguns dos conceitos fundamentais: o Self, ou o Si-mesmo, o Inconsciente Coletivo, a Individuação, os Arquétipos, o Inconsciente Pessoal, os Complexos, o Símbolo, a Sombra, Anima e Animus e a Persona.

Neste Artigo

Será abordado de forma sucinta, a psicologia analítica e as maneiras que temos de apreender seus conhecimentos.

Por ser uma teoria extensa e complexa, muitas pessoas nos perguntam quais as formas de se adquirir esses conhecimentos, e quem sabe trabalhar com eles, seja na vida ou na prática, clínica, etc…

Portanto, de maneira bem condensada, segue algumas opções de uso da psicologia junguiana que este artigo pretende abordar:

Jung Estudando - para o texto Pós-Graduação em Psicologia Junguiana

Com este artigo, espero esclarecer algumas das dúvidas que geralmente nos chegam e que também desperte a possibilidade de outras formas de ver este assunto!

O Estudo da Psicologia Junguiana

De início quero destacar o fato de que o estudo de qualquer assunto pode e deve ser realizado, independente dos diplomas que possam trazer.

O mergulho no aprendizado daquilo que se pretende aprender, é fundamental para aquele que deseja aperfeiçoar sua prática e poder, assim, realizar suas funções de forma a contribuir cada vez mais com o coletivo, com o meio que o cerca.

Assim, o estudo da Psicologia Junguiana independe de titulações, basta que se busque os livros de C. G. Jung, Junguianos e pós junguianos, workshops, cursos livres, etc., para que se vá incorporando esses assuntos à sua vida e prática quotidiana.

Importante frisar que entender bem os conceitos expostos na teoria é fundamental para que não se distorçam as bases, propiciando erros que podem levar a más análises e interpretações errôneas. Os resultados disso podem ser “desastrosos”.

Portanto, cabe aqui um alerta para aqueles que são autodidatas, para que encontrem meios de discussão e aprendizado com aqueles que já são mais experientes.

De qualquer forma, se você é terapeuta ou psicólogo, médico, etc., para incorporar a psicologia junguiana nas suas atividades, basta que você use os conceitos e formas da própria psicologia junguiana.

Nesse caso, você não pode se intitular como Analista Junguiano, ou coisa parecida… Mas sim como “Fulano de tal, (Psico) Terapeuta [X] (Médico, Psiquiatra, etc.), com abordagem em psicologia junguiana.

Deve ficar claro para o cliente, paciente que sua abordagem é junguiana, mas você não possui especialização ou formação.

Com isso, digo que você pode usar um olhar que abrange os conceitos da psicologia junguiana, mas não deve se intitular arbitrariamente, confundindo aqueles com os quais você tem contato.

E mais, você deve ter clareza de sua posição, não assumindo uma falsa condição educativa, somente para se aproveitar do uso de uma corrente teórica.

Apesar dessas pontuações prudentes, você pode e se quiser, deve estudar a psicologia junguiana e incorporá-la à sua prática, usando isso de forma coerente, competente e com supervisão.

Pós-Graduação em Psicologia Junguiana

Por Jerry Beck - Para o Texto Pós-Graduação em Psicologia Junguiana

Muito bem!

Uma vez dito sobre o estudo que você pode realizar independentemente, agora passo a uma orientação geral do que vemos no cenário acadêmico!

As pósgraduações são realizadas para que se mergulhe num determinado assunto.

Existem as pós-graduações lato sensu e stricto sensu.

Em latim: latu significa amplo e stricto significa restrito.

A pós graduação stricto sensu se divide em 2 partes:

  • Mestrado.
  • Doutorado.

Mestrado

O processo inicial da pós-graduação stricto sensu é o mestrado. A duração oficial do curso é de 2 anos e para que se conclua é necessário a apresentação de uma dissertação. A partir daí pode-se seguir para o doutorado.

Dependendo da instituição, do curso, do orientador e da vontade do aluno, pode-se escolher um tema sobre psicologia junguiana ou relacionado.

Doutorado

No doutorado, o tempo médio para conclusão é de 4 anos e, para a carreira acadêmica, seria o ponto máximo. Para finalizar este processo de estudos é preciso que se realize uma tese, inédita, portanto, que ainda não tenha sido estudada.

Também, dependendo da instituição, do curso, do orientador e da vontade do aluno, pode-se escolher um tema sobre psicologia junguiana ou relacionado.

Após esse estágio pode-se realizar pós-doutorados no sentido de continuar a pesquisa iniciada com o doutorado.

Convém pontuar que a psicologia junguiana em si é rara vezes vista como tema oficial dentro dos projetos de pesquisa de mestrado e doutorado.

Já a pós-graduação latu sensu também se divide em 2 tipos:

  • Especialização.
  • MBA.

A Especialização

Através da especialização, há o aprofundamento, dentro de uma área especifica, do conhecimento.

Ao realizar a graduação, terminando a faculdade, por exemplo, talvez você tenha interesse um determinado assunto e queira estudá-lo mais profundamente.

A especialização é um ótimo caminho para este tipo de necessidade e muitas pessoas escolhem essa via, que muitas vezes é mais eficaz que um mestrado ou até um doutorado.

 O MBA

MBA, em inglês significa Master of Business Administration e é uma formação internacional geralmente dentro da área de negócios.

A Pós-Graduação em Psicologia Junguiana ou Psicologia Analítica

Muito pouco é oferecido acerca da Psicologia Junguiana ou Psicologia Analítica de Carl G. Jung nas graduações das faculdades e universidades. Geralmente seu estudo e pesquisa se dá nas mais diversas áreas, a título de pós-graduações.

Como dito anteriormente, se o aluno de mestrado ou doutorado quiser, pode enveredar para assuntos correlatos à Jung, mas geralmente [ainda] não há muitos cursos específicos da área para escolha inicial.

A forma mais efetiva e eficaz de conseguir um diploma e um aprofundamento dentro da linha teórica junguiana é realizando uma pós-graduação latu sensu, que geralmente tem duração de 2 anos.

Algumas especializações ligadas à psicologia junguiana, como arteterapia, psicossomática, entre outras, podem ter outros períodos de duração, podendo variar de 1 a 2 anos.

Existem características dos cursos que oferecem este tipo de especialização [Autorizada melo MEC] e nós conhecemos algumas delas:

  • Com a necessidade de graduação na área da saúde.
  • Sem a necessidade de graduação na área da saúde.

A especialização oferece licença para atendimento clínico?

A especialização habilita que você exerça a pratica na abordagem específica em complemento à sua graduação anterior.

A habilitação para o atendimento clínico será regida pelas normas da graduação e qualidades específicas da pós-graduação.

De qualquer forma, caso você já possua uma formação que permita atendimento, incluir uma pós-graduação específica permite lhe dizer sobre sua abordagem.

Quais instituições eu posso pesquisar para realizar a minha Especialização em Psicologia Junguiana ou algum outro curso com esta abordagem?

Hoje temos como parceiros, os quais nós indicamos, algumas instituições como listadas abaixo:

FACIS – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo:

Onde fica?

Em São Paulo.

Todos os detalhes podem ser conferidos pelo site:

https://facis.edu.br

ENCONTRE-SE NO CEC:

  • Curso de Pós-Graduação e Formação em Psicomotricidade Sistêmica
  • Curso de Pós Graduação Neurociência: Aprendizagem e desenvolvimento do Espectro Autista

Onde fica?

No Rio de Janeiro.

Todos os detalhes podem ser conferidos pelo site:

http://www.encontresenocec.com.br/

POMAR:

  • Curso de Pós-graduação em Arteterapia
  • Curso de Pós Graduação em Envelhecimento Ativo, Subjetividade e Arte

Onde fica?

No Rio de Janeiro.

Todos os detalhes podem ser conferidos pelo site:

https://arteterapia.org.br/

NAPE – NÚCLEO DE ARTE E EDUCAÇÃO:

  • Curso de Pós-graduação em Arteterapia

Onde fica?

Em Campinas, São José dos campos e São Paulo.

Todos os detalhes podem ser conferidos pelo site:

https://www.artenape.com.br/

Os cursos de pós-graduação lhe oferecerão a oportunidade de aprofundamento teórico e a diplomação específica de acordo com as normas exigidas pelo MEC e ofertadas por cada instituição.

A pós é uma forma de começar seus estudos mais direcionados para o que realmente você deseja, e que muitas vezes seus temas não são nem mencionados nas graduações.

Formação em Psicologia Junguiana

A formação em Psicologia Junguiana é um outro processo.

A priori, para ser considerado Analista Junguiano é preciso que se realize um processo de formação de acordo com as normas e diretrizes da IAAP (International Association for Analytical Psychology), com sede em Zurique, Suiça.

Fazem parte, dependendo da instituição, deste processo de formação, análise individual (mínimo de 240) e supervisão (100), até a conclusão do curso.

Geralmente o tempo de formação é de quatro anos e é finalizado com a apresentação de um estudo de caso e defesa de monografia.

Monografia - Figura 1 - para o texto Pós-Graduação em Psicologia Junguiana

Para saber mais sobre a Formação em Psicologia Analítica pesquise por:

IAAP (International Association for Analytical Psychology)

https://iaap.org/

AJB (Associação Junguiana Do Brasil)

http://ajb.org.br/

SBPA (Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica)

http://sbpa.org.br/portal/

A Prática Clínica

Prática Clínica - para o texto Pós-Graduação em Psicologia Junguiana

Independentemente do processo de formação, pós graduação ou estudo pessoal, a prática clínica está condicionada à sua formação acadêmica.

Como psicólogo, médico, arteterapeuta, psicopedagogo, psicomotricista, entre tantas outras formações que permitem atendimento clínico, é possível se utilizar dos conceitos junguianos.

A especialização te dará uma base conceitual e o título de especialista, e a formação lhe dará o título e habilitação de Analista Junguiano.

Para outras especializações, como arteterapia, musicoterapia, psicomotricidade, psicopedagogia, cabe verificar as permissões concernentes a cada uma delas.

De qualquer forma, a psicologia junguiana traz um cabedal enorme de conhecimentos e possibilidades de se adentrar no profundo universo da psique humana.

A Arteterapia

Arteterapia - Figura 1 - para o texto Pós-Graduação em Psicologia Junguiana

Neste artigo não poderíamos deixar de falar sobre a Arteterapia, uma vez que ela é uma forma muito importante de processo terapêutico não verbal.

A Arteterapia e Expressões Criativas são uma forma muito poderosa de acesso ao inconsciente, ao profundo do nosso ser, através das ferramentas plásticas, principalmente, mas também através de todos os possíveis recursos expressivos.

Aí se incluem a expressão corporal, musical, plástica, sensorial, entre outras, que permitem a vasão dos conteúdos psíquicos inconscientes, permitindo o olhar distanciado e a dessensibilização.

A Pós-Graduação em Arteterapia é uma ótima pedida para quem deseja vincular os processos terapêuticos, psicoterapêuticos, à expressividade, por meio de recursos criativos.

Você pode encontrar a Pós em Arteterapia nas seguintes instituições:

POMAR:

  • Curso de Pós-graduação em Arteterapia
  • Curso de Pós Graduação em Envelhecimento Ativo, Subjetividade e Arte

Onde fica?

No Rio de Janeiro.

Todos os detalhes podem ser conferidos pelo site:

https://arteterapia.org.br/

NAPE – NÚCLEO DE ARTE E EDUCAÇÃO:

  • Curso de Pós-graduação em Arteterapia

Onde fica?

Em Campinas, São José dos campos e São Paulo.

Todos os detalhes podem ser conferidos pelo site:

https://www.artenape.com.br/

A Prática Não Clínica

Ascenção - para o texto Pós-Graduação em Psicologia Junguiana

Com um aprofundamento em psicologia analítica, a psicologia junguiana, seja a nível de especialização, formação, mestrado, doutorado, muito se pode realizar, independentemente da condição de atendimento clínico.

Existem muitas áreas de atuação onde é possível usar os conhecimentos junguianos!

Alguns exemplos são, o marketing, o cinema, gestão de pessoas, instituições de ensino, empresas e ambientes empresariais de forma geral, música…

Além disso, ONGs, projetos sociais, produção de conteúdo, criação de produtos, palestras e eventos, entre tantos outros possíveis, uma vez que se utilizam os conceitos como base de criação e orientação das ações.

Os contextos de prática não clínica da psicologia junguiana são profusões de possibilidades que dependem somente do interesse, pesquisa, aprofundamento e aplicação daquele que deseja usá-la.

Outras Áreas de Atuação

Dentro deste cenário de uso não clínico da psicologia junguiana, há que se pontuar as pós-graduações de um infinidade de outras áreas do conhecimento humano que usam a teoria de Carl Jung para compreender fenômenos característicos.

Uma vez perguntado sobre “porque Jung não está nas universidades (faculdades)” Sonu Shamdasani respondeu:

“Ele está sim nas universidades, e muito! Mas em sua grande maioria, nas pós graduações e não nas graduações!”

Ora com isso percebemos a utilização dos conceitos junguianos dando base para novos estudos, dentro de outras áreas, como na física quântica, na biologia, no comportamento humano, no marketing, etc.

Cabe a nós aprendermos, entendermos e usarmos esses conhecimentos para a construção de uma sociedade mais consciente de suas próprias questões e desafios.

Conclusão

Existem muitas possibilidades de realizar um estudo profundo e minucioso desta vasta coleção de conhecimento que Jung nos trouxe tão habilmente e que tem sido elaborado e desenvolvido por muitas pessoas ao longo dos tempos.

Um aprofundamento se faz necessário, seja como estudo próprio, autodidata, seja como Pós-graduação (especialização) ou Formação.

Muitas são as instituições sérias e comprometidas que oferecem este tipo de aprofundamento e cabe a cada um analisar o que melhor lhe convém.

De qualquer forma, esperamos, com este breve artigo, esclarecer muitas das dúvidas que nos são enviadas e que isso possa servir também de estímulo para que você dê o seu passo de mergulho às profundezas do si-mesmo.

Depois de ter lido e chegado até aqui, nos diga: O que você achou?

Conte suas reflexões nos comentários!

5 COMENTÁRIOS

  1. Quais graduações da área da saúde, podem realizar essa pós graduação?
    Sou enfermeira, terapeuta vibracional Quântica, me interessei pelo assunto.

  2. Há aínda o Instituto Junguiano em São Paulo, Rio e Brasília, sendo que faço no minha especialização neste último e todos são ligados diretamente ao Instituto de Zurique, na Suíça. São dois anos de pós-graduação, depois quatro a cinco de formação, para que a pessoa possa dizer que é um analista Junguiano. Caso contrário, se parar na pós, pode apenas dizer que é um analista com orientação Junguiano.

  3. Hoje, o conhecimento do Pensamento e Obra de Jung já têm uma ampliação significativa, mas me parece q não há ainda um aprofundamento de destaque neste sentido. A APEP -Academia Psicanalítica de Ensino e Pesquisa,(há 11 anos) tem um viés Junguiano, mas ainda não posso dizer que o ensino, a reflexão e a pesquisa seja m totalmente junguianos devido a ser na visão da maioria dos alunos,o Dr. Freund e seu grupo mais divulgados e conhecidos. Mas nós dedicamos boa parte do tempo do nosso curso estudando e conhecendo a Obra de C.G.Jung bem como sua forma de abordagem, seu discurso, fraseologia, desdobramento do sentimento, pensamento, imaginação, sensação, simbologia, mística e filosofia.
    Gostei muito de suas explicações. Excelentes! Com propriedade, fundamentações e lógica bem acentuados.
    Atenciosamente, Judithe Fasolin Zanatta- Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here