Sandplay – Jogo de Areia na Infância, Adolescência e Fase Adulta –...

Sandplay – Jogo de Areia na Infância, Adolescência e Fase Adulta – Edna Levy

2167
5
COMPARTILHAR

Desde sempre o ser humano brinca… o brincar faz parte da elaboração psíquica e dá vazão à criatividade, que é fundamental para a sobrevivência, mas também para o desenvolvimento da vida em todos os seus necessários aspectos. Brincar faz bem! Brincar produz! Brincar estimula a criança interior e nos deixa mais felizes.

A areia faz parte deste universo do brincar. Quem nunca subiu num monte de areia? Quem nunca construiu castelos ou pelo menos desejou construir? Quem nunca sentiu a areia entre seus dedos?

cena-pag-jogo-2-IMG_08005

Fonte da Imagem: www.jogodeareia.com.br/jogo-de-areia [Foto de Edna G. Levy]

A areia, assim como o barro nos traz a ancestralidade da Grande Mãe, do Planeta e há muito se sabe disto… Aqueles que se permitem brincar, seja em qual fase da vida for, podem se encontrar de uma maneira lúdica. E o Sandplay – O Jogo de Areia favorece isto sobremaneira.

“O Jogo de Areia não é apenas um método de terapia, mas um meio criativo através do qual o conteúdo da imaginação se torna real e visível. Além disso, proporciona ao terapeuta uma oportunidade única de observar os processos de desenvolvimento e de cura.”

Dora Kalff

O Sandplay foi desenvolvido pela Analista Junguiana Dora M. Kalff, em Zollikon, Suíça. No Japão, na Europa e Estados Unidos vêm crescendo e se difundindo muito, onde profissionais o usam como método terapêutico em escolas, consultórios e hospitais, podendo ser realizado por pessoas de qualquer idade.

Criando cenas da psique, de maneira não verbal, podemos observar em que ponto estamos. As cenas contam histórias e revelam os mais profundos segredos da alma.

Eu tive um encontro maravilhoso com a fantástica Edna Levy e ela disse um pouco sobre como lidar com as fases: infância, adolescência e a fase adulta através deste método maravilhoso, o Sandplay.

Assista e deixe seu comentário!

Espero tê-lo ajudado hoje!

 

5 COMENTÁRIOS

  1. Saudacões! Gostaria de saber a razão do curso ser restrito à psicologos e médicos se ele tem por base a psicologia analitica, que nao faz parte da grade curricular obrigatória das universidades. A outra questão é se o curso de formação estará aberto, por exemplo, para arteterapeutas com base junguiana.

    • Olá Denise, este curso está disponível para todos, sem restrição. O Dr. Carlos Byington disponibilizou essas aulas para serem transmitidas no Portal Gratuitamente. Não haverá certificado. Qualquer dúvida estamos à disposição.

    • Olá Denise, o INSTITUTO BRASILEIRO DE TERAPIA DE SANDPLAY tem como pré-requisito que o profissional seja médico ou psicólogo para fazer a formação. Se o arteterapeuta com base junguiana não tiver alguma dessas formações então não poderá fazer o curso. Para informações mais detalhadas você pode conversar diretamente com eles neste site: http://www.ibtsandplay.org.br/. Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA