Início Psicologia Simbólica Junguiana Curso Psicologia Simbólica

Curso Psicologia Simbólica

21602
7

Confira aqui no Portal Jung na Prática o Curso sobre Psicologia Simbólica ministradas pelo Dr. Carlos Amadeu Botelho Byington. 

São 33 videoaulas de muito conhecimento e você poderá assistir da sua casa! 

Inscreva-se AQUI

 

 

Você sabe quem foi o Dr. Carlos Amadeu Botelho Byington?? biygnton_circle

Ele foi médico psiquiatra e analista junguiano. Nascido em São Paulo, cresceu no Rio de Janeiro, onde se formou em Medicina. Especializou-se em Psiquiatria e Psicanálise, e, em 1965, graduou-se pelo Instituto Jung, em Zurique. Retornou ao Brasil e fundou, com outros colegas, a Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, que formou até 2005 noventa analistas, e a Sociedade Moitará, para o estudo de símbolos da cultura brasileira, mais tarde incorporada à SBPA.

Foi presidente, diretor de ensino e por muitos anos foi supervisor e coordenador de seminários na SBPA. Além de ministrar inúmeros cursos e palestras no Brasil e no exterior, ensinando e divulgando a obra de Jung, Carlos Byington desenvolveu conceitos próprios, que originaram a Psicologia Simbólica.

A Psicologia Simbólica

A Psicologia Simbólica Junguiana emprega a noção de símbolo para abranger toda a dimensão psicológica individual e coletiva.

Ao ampliar também o conceito de arquétipo para (prefiro “a fim de”) englobar a Consciência, Carlos Byington descreve cinco padrões arquetípicos como as cinco formas de inteligência que usamos para compreender a vida.

O livro introduz o Arquétipo da Alteridade capaz de interagir as polaridades na Consciência em relação dialética, na qual os pólos têm igual direito de expressão.

Assim, o Arquétipo de Alteridade é compreendido como o arquétipo da democracia, da criatividade e do amor.

Baseado na relação dialética dos opostos, o livro analisa a complementaridade entre as obras de Freud e Jung e reúne alguns dos seus conceitos básicos para formar novas sínteses.

Embasada na ampliação da noção de arquétipo, a psicologia simbólica junguiana inova também ao modificar e articular os conceitos de Sombra, de Jung, com o de defesa, de Freud, dando novo sentido à psicopatologia e ao estudo da ética na psicologia.

Os padrões arquetípicos da consciência, conceituados por Byington, nos permitem diferenciar o funcionamento das pessoas e das culturas, e em função deles, perceber as diversas expressões da Sombra individual e coletiva.

Ao fazer a distinção entre a Sombra do Arquétipo Patriarcal, que se expressa de forma elitista e com freqüência autoritária, e a proposta democrática e amorosa do padrão dialético do Arquétipo de Alteridade, o autor enraíza nos arquétipos o dilema da modernidade, que se situa entre a atitude autocrática e, por vezes, predadora e exploradora e a visão de mundo amorosa, ecológica, democrática e de compaixão que, esperamos, possa assegurar o futuro da humanidade.

Congregando harmoniosamente as idéias de Freud e Jung, Byington vai além e apresenta concepções originais, com a conceituação de dois novos arquétipos: o Arquétipo da Alteridade e o Arquétipo da Totalidade.

Estes passam a integrar -, ao lado dos Arquétipos Matriarcal e Patriarcal estudados por Erich Neumann – os arquétipos regentes da Consciência. Ao descrever este quatérnio, o autor enriquece o pensamento junguiano afirmando que a Consciência, e com ela o Ego, possuem cinco padrões arquetípicos próprios.

No âmbito da abrangente fundamentação teórica da Psicologia Simbolica, que inclui os conceitos de Self cultural e de processo de humanização, este baseado em Teilhard de Chardin, o autor propõe uma teoria arquetípica da história, na qual aborda a implantação do Arquétipo da Alteridade no Ocidente e no Oriente através dos mitos de Cristo e de Buda.

Realizando uma síntese feliz, Carlos Byington nos apresenta ainda o processo de individuação e de humanização no Mito de Édipo, coroando não apenas o livro, mas suas próprias idéias ao conjugá-las às de Freud e Jung por meio de concepções que lhes foram tão caras.

Resenha do livro:

PSICOLOGIA SIMBÓLICA JUNGUIANA – A viagem de humanização do cosmos em busca da iluminação.
São Paulo :Editora Linear B, 2008, 304 pp.

Autor dos Livros:

  • "INVEJA CRIATIVA – O RESGATE DE UMA FORÇA TRANSFORMADORA DA CIVILIZAÇÃO"
  • "A CONSTRUÇÃO AMOROSA DO SABER"
  • "A PSICOLOGIA SIMBÓLICA JUNGUIANA"
  • "A VIAGEM DO SER EM BUSCA DA ETERNIDADE E DO INFINITO"

Site: www.carlosbyington.com.br

Inscreva-se AQUI

 

 

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here