Início Textos A Persona Como Instrumento de Inteligência Social

A Persona Como Instrumento de Inteligência Social

2772
0

Você já ouviu falar em Inteligência Social?

Muito bem, nesse artigo você verá:

  • O que é Inteligência Social
  • A Persona Como Arquétipo Relacional
  • O Seu Poder Interno
  • Autoconsciência e Consciência Social
  • Conclusão




O que é Inteligência Social

Pois é a capacidade de se conhecer e de conhecer os outros, de saber se comunicar e se expressar e de conseguir estar em diferentes contextos, é ter habilidade para agir com sabedoria nos seus relacionamentos. 

Ninguém nasce socialmente inteligente, sendo esta uma competência possível de ser desenvolvida e aprimorada.

Pessoas socialmente inteligentes conseguem se conectar com os outros através da empatia e da escuta ativa, causam uma boa impressão nos outros sem deixar de ser autênticos, entendem diferentes pontos de vista sem críticas ou julgamentos, mesmo que a sua opinião pessoal seja diferente.

A Persona Como Arquétipo Relacional

A Persona é um arquétipo relacional, é através da Persona que você se expressa para o mundo e para os outros.  É a maneira como se absorve as regras sociais e a exigência de ter que parecer mais do que ser.

O que o leva a agir assim é a necessidade de receber segurança, afeto, reconhecimento. Você seleciona aspectos que o fazem parecer melhor, mais adequado ou conveniente ao grupo social no qual está inserido.

A Persona é uma importante ferramenta de comunicação que permite a você expressar seu potencial, e isso se torna possível quando você se conhece profundamente, quando conhece os seus valores, suas motivações e ideais.

O Seu Poder Interno




 

Se você estiver apenas identificado com as expectativas dos outros e do ambiente, certamente não vai conseguir acessar o seu poder interno, que o guiará em direção ao seu propósito.

A Persona é também um complexo funcional da psique e tem duas importantes funções: serve para ajudar a se adaptar nos diferentes contextos da vida e também para proteger sua vida íntima e privada da vida pública.

Alguns problemas associados ao desenvolvimento da Persona podem impedir você de se conectar consigo mesmo e expressar seu verdadeiro eu.

Autoconsciência e Consciência Social

Você desenvolve sua Inteligência Social quando agrega autoconsciência e consciência social, prestando atenção no outro e no que acontece ao seu redor, estando mais consciente das suas próprias emoções, respeitando as diferenças culturais, mantendo relações profundas e significativas com pessoas que admira.

Você pode sempre trabalhar para desenvolver suas habilidades e, assim, melhorar seus relacionamentos e qualidade de vida, aprender com o sucesso e o fracasso e fortalecer sua autoconfiança, espontaneidade e autenticidade.




Conclusão

Enfim, a Persona é uma forma de inteligência social e uma importante ferramenta de comunicação pela empatia, humor, seriedade, especialmente porque expressa sua essência em tudo aquilo que você faz.

Priscila Santos é terapeuta transpessoal e facilitadora do programa de treinamento Transforme-se em Si Mesmo.



Jung Play

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here