Mitologia

Mitologia

999
0
COMPARTILHAR

A Mitologia conta a história de forma lúdica e interessante. Por muito tempo foi referência para compreensão do universo, da natureza e do próprio ser humano, de forma natural e sem questionamentos. Os homens seguiam a mitologia de maneira inquestionável… os mitos eram parte deles.

As emoções, como ira, como tristeza, alegria, eram obra dos deuses, como se um deus tivesse se manifestado através de suas ações. A partir do desenvolvimento da consciência, o homem passou a discriminar os conteúdos e os mitos passaram a ser histórias lúdicas que não tinham a importância vital de outrora.

 ZeusFonte da Imagem: freeimages.com

Passou então o homem a separar, o que é ciência do que é religião, imaginação, mitologia,histórias, contos, etc. Foi aí que iniciamos a era onde os deuses viraram doenças…

… a religião como uma atitude do espírito humano, atitude que de acordo com o emprego originário do termo: “religio”, poderíamos qualificar a modo de uma consideração e observação cuidadosas de certos fatores dinâmicos concebidos como “potências”: espíritos, demônios, deuses, leis, idéias, ideais, ou qualquer outra denominação dada pelo homem a tais fatores; dentro de seu mundo próprio a experiência ter-lhe-ia mostrado suficientemente poderosos, perigosos ou mesmo úteis, para merecerem respeitosa consideração, ou suficientemente grandes, belos e racionais, para serem piedosamente adorados e amados.

(JUNG, 1999a, p10)

Podemos observar nesta fala de Jung que esses potenciais são em relação à dinâmica psíquica e devem ser considerados como potenciais simbólicos. Dessa maneira, quando Jung diz “os deuses se tornaram doenças”(JUNG, 2003, p. 43), isso, a priori, significa que esses potencias psíquicos que não mais tem vazão, expressão, se somatizam e viram doenças.

Meu amigo e especialista em psicologia Junguiana Jorge Miklos indicou a Malena Segura Contrera pra participar do nosso congresso de Jung Online e foi uma grata surpresa! Ela além de grande especialista, professora universitária, etc., é muito gentil e generosa. Concedeu esta mini entrevista sobre mitologia para que vocês possam sentir um pouco do que será sua participação no Congresso.

Assista e deixe seu comentário!

Segue abaixo os três autores citados pela Malena:

  • Joseph Campbell
  • Junito de Souza Brandão
  • Mircea Eliade

DEIXE UMA RESPOSTA