Arte: fluidez psíquica que permite o indivíduo se expressar afetivamente e plasticamente...

Arte: fluidez psíquica que permite o indivíduo se expressar afetivamente e plasticamente – Angela Philippini

Ora, mas afinal, o que é arte?Será que também posso realizar processos artísticos? Nesta gostosa entrevista converso com a psicóloga, arteterapeuta, mestre em processos criativos e autora de vários livros, Angela Philippini, sobre processos criativos.

853
0
COMPARTILHAR

Quando nascemos criamos!

Sem medo de errar desejamos experimentar, conhecer, entrar em contato com as mais diversas formas de absorver aprendizado. Este processo acontece de forma natural e intuitiva, onde o esforço é constante e o aprendizado também.

Somos, quando crianças, como esponjas, que absorvem tudo o que nos rodeia… interpretamos, analisamos, repetimos e integramos às nossas atitudes. É importante observar que a criança absorve, mesmo quando achamos que não o fazem. Vocês já presenciaram uma criança brincando tranquila num lado da sala, enquanto do outro lado, adultos conversam… de repente a criança solta uma palavra que havia acabado de ser dita por um dos adultos!?

Conhecimento transmitido

Fonte da Imagem: Arquivo do autor.

Pois é, elas absorvem tudo, aprendem tudo e experimentam, sem medo de errar. Quando vão crescendo, passam a repetir hábitos dos adultos que os rodeiam e começam a ter alguns medos, receios ou comportamentos em geral.

A arte é um exemplo disso, quando pequenos, nos soltamos à vontade e fazemos, sem preocupação, experimentos artísticos dos mais diversos. Assim que crescemos, passamos a repetir… “Não sei desenhar… só sei fazer uma casinha.”

Ora, mas afinal, o que é arte?

Será que também posso realizar processos artísticos?
Nesta gostosa entrevista converso com a psicóloga, arteterapeuta, mestre em processos criativos e autora de vários livros, Angela Philippini, sobre processos criativos.

Assista e depois faça seus comentários:

Espero tê-lo ajudado hoje!

 

DEIXE UMA RESPOSTA